O que é a inteligência?

22-04-2020

Baseados na teoria das Inteligências Múltiplas, ficamos curiosos a respeito do tal conceito de inteligência que tanto era abordado. Assim, decidimos realizar uma pesquisa de campo para sanar essa questão.

Acreditamos ser interessante saber o que diferentes populações pensam sobre "o que é a inteligência?", portanto questionamos várias pessoas, ao nosso redor.

Se você, nosso querido leitor, quiser também contribuir para tal pesquisa, escreva nos comentários, o que é inteligência para si!

Maryna, 20 anos, estudante de direito: "Inteligência é a capacidade cognitiva de um indivíduo. Para além dessa capacidade de raciocínio ou aprendizado podemos pontuar a inteligência emocional, que consiste na competência relacionada com lidar com os sentimentos, próprios ou alheios. Ter empatia, ser capaz de resolver problemas de modo a não prejudicar ninguém."

Anônima, 20 anos, estudante de biologia: "Inteligência é a capacidade de entender, pensar e achar soluções não aleatórias para os "problemas" com que o organismo se depara."

Matheus, 20 anos, estudante de educação física e design: "Inteligência é ter facilidade de absorver e entender informações. Essas informações podem ser: táteis, visuais, teóricas, filosóficas, linguísticas, matemáticas, corporais, espaciais lógicas, e etc. Existem vários tipos de inteligências."

Irene, 81 anos, aposentada: "Ser inteligente é saber se organizar, saber falar, saber responder e defender sua opinião. Nem todo mundo tem a mesma opinião e tudo bem. Inteligência não é saber só ler e escrever, é saber lidar com as pessoas."

Pedro, 82 anos, comerciante: "Ser inteligente é saber lidar com todos independente da personalidade. E a nossa inteligência vai só até certo ponto, as vezes os nervos saem à flor da pele. Inteligência é o cara viver bem, com a família, tomar um chopp. Inteligência é a gente usar o nosso poder e sabedoria para lidar com tudo e com todos e ter uma vida razoável, sem ficar devendo a ninguém."

Carlos Eduardo, 8 anos: "Ser inteligente é usar a cabeça, pensar, entender"

Bruna, 8 anos: "Ser inteligente é pensar, resolver problema."

Guilherme, 52 anos. Arquiteto: "Inteligência é você ter solução para as demandas que surgirem de forma harmônica. Sem desrespeitar ou prejudicar o outro, ou o meio ambiente. Ser criativo em tudo."

Daniela, 51 anos. Médica: "Inteligência para mim é a capacidade que o ser humano tem de assimilar um conhecimento e fazer o uso dele, num bem maior. Assimilar um conhecimento e ter a capacidade de multiplicar fazendo o bem para o próximo, isso é ser inteligente."

Gustavo, 22 anos, estudante de direito: "Inteligência é um termo que possui diversos desdobramentos no plano fático da existência. Penso que, talvez, sua aceção mais comumente usada na modernidade está intricadamente relacionada à capacidade que o indivíduo tem diante de problemas que lhe são apresentados. Seja no plano filosófico/cultural (ideias abstratas) ou no plano técnico (campos das engenharias propulsoras do desenvolvimento), sua definição tangencia o que chamo de sensibilidade intelectual, que se propõe a estipular medidas ou conceitos que visem a compreensão das dúvidas/questionamentos que se constroem, diariamente à frente do homem e seu contexto. "

"Inteligência pra mim é a capacidade de aceitar, entender e resolver desafios e problemas." Elaine Lopes, 55 anos.

"Inteligência para mim é como você enxerga as coisas, os conhecimentos que você tem, as ideias e cada um tem seu nível de inteligência. Uns usam para o bem e outros para o mal, como por exemplo: uma pessoa que tem muito conhecimento na área da informática ... pode usar isso para ajudar ou atrapalhar pessoas. Pra mim a maior inteligência é a que te leva para o bom caminho. " Bruna Lopes, 29 anos.

"Inteligência é a capacidade que cada um tem, da sua maneira particular, de absorver, assimilar e reproduzir informações e conceitos, teóricos ou práticos. As pessoas podem expressá-las de diversas formas como a criatividade, a facilidade em executar determinadas funções e algumas para lecionar o que aprendem. " Bianca Lopes, 21 anos.

"É conseguir assimilar vários assuntos com facilidade. E se expressar e conversar sobre esses assuntos sem dificuldade." Katia Oliveira, 51 anos.

"A inteligência pode atuar pela audição ou pela visão dependendo do indivíduo e as vezes nos dois sentidos e daí se ramifica através do dom de cada um." Marise Barbosa, 61 anos.

"Capacidade de entender conceitos e dar solução para problemas." Raquel Maia, 32 anos.

"Pra mim é a capacidade de aprender novos conhecimentos de forma rápida." Roberta Cândido, 33 anos.

"Compreender bem, raciocinar bem, não julgar sem conhecer os fatos." Jorge Leite, 40 anos.

"Acho q é a capacidade de encontrar soluções para problemas. Problemas de qualquer coisa, desde coisas pequenas, como escolher uma roupa, até coisas mais complexas." Felipe Machado, 22 anos.

"A inteligência já nasce com a pessoa, umas pessoas já nascem muito inteligentes, algumas estudam e aprendem um pouco, e outros estudam a vida toda e não entendem nada." Helena Lopes, 88 anos.

"É quando a gente sabe usar o conhecimento que a gente tem para fazer alguma coisa, não apenas acumular conhecimento, visto que conhecimento é uma coisa e inteligência é outra. Quem tem muito conhecimento e não sabe utilizar de maneira correta acaba não sendo inteligente. Inteligência é saber utilizar todo o conhecimento que você tem, tudo aquilo que você adquiriu com experiências ao seu favor." Michel Marlon, 30 anos.

"Pra mim inteligência é algo como criatividade, planejamento, organização, memória, percecionista, lógica, etc." Uilson, 70 anos.

"É o maior poder divino concedido aos seres humanos!" Glória Knop, 57 anos.

"É quando a pessoa não é alienada, ignorante a determinado assunto. Quando se tem a perspicácia de saber lidar com determinadas situações entendendo e compreendendo o assunto sobre o qual ela está tratando." Daniel Barros, 40 anos.

"Conectar de forma sistemática conhecimentos prévios, a situação atual e possíveis projeções futuras para tomar decisões." Guilherme Barbosa, 32 anos.

"Uma pessoa que tem amplo conhecimento em diversas áreas e sabe colocar elas em prática." Gabriel Oliveira, 20 anos.

"Uma pessoa inteligente, pra mim, é uma pessoa que sabe dialogar com outras pessoas sobre todos os tipos de assunto, tendo conhecimento em cada área seja do desporto ou da política e mantenha um assunto sem sair do contexto, que saiba encaixa outra pauta sem perde o foco!" Taline Oliveira, 25 anos.

"Tem gente que usa a inteligência pra várias coisas, então eu não tenho como definir uma pessoa inteligente, às vezes posso ser muito inteligente em um aspeto e não ser em outros e vice-versa." Carlos Oliveira, 25 anos.

"É a sabedoria de tomar decisões corretas, tendo recursos mentais para tal." Victor Damazio, 23 anos.

"Existem vários tipos de inteligência. A inteligência para o estudo, quando uma pessoa é ótima na escola, a inteligência para as artes, quando a pessoa tem aptidão para pintar, desenhar, decorar, etc., a inteligência para cozinhar, construir algo, seja uma casa, um barco, sem ter estudado para tal. Inteligência não é só tirar boas notas na escola. Inteligência é aprender com facilidade, é ser bom naquilo que se faz." Karen Oliveira, 25 anos.

"É o desenvolvimento da capacidade de tornar ideias em realidade q venham a beneficiar a própria pessoa ou a humanidade." Alexia Ferreira, 20 anos.

"Acredito que seja deter conhecimento em uma determinada área, de acordo com a aptidão pessoal de cada um." Juliane Lopes, 25 anos.

"Todo mundo tem a inteligência, uns mais do que outros. Eu acho que a inteligência é o jeito que temos de resolver problemas, enfrentar situações, nos adaptar a coisas novas. É o que usamos para lidar com as coisas da vida e do mundo." Kátia Matos, 55 anos.

"A inteligência e uma característica intelectual de um indivíduo, com relação ao aprendizado, conhecimento, cada um tem uma inteligência específica, umas podem ser mais desenvolvidos que outras, dependendo da área de atuação." Alvaro Oliveira, 51 anos.

"Capacidade de obter conhecimento. Saber discernir as coisas." Cláudio Rosa, 56 anos.

"Inteligência é uma característica que todos têm, porém, alguns desenvolvem com mais facilidade como raciocínio e compreensões." Shelley Lima, 21 anos.

"É uma característica da qual você pode ter escolhas." Tabata Cristiany, 21 anos.

"Inteligência é a ciência do conhecimento que nos diferencia os seres humanos dos animais, por exemplo, um animal só diferente de nós, pois temos inteligência, nesse caso o termo animal quero me referir aos "bichos". " Bruna Mayara, 20 anos.

"Existem 2 tipos de inteligência, aquela de notas q é o geralmente as pessoas estão acostumadas a julgar, tipo fulano é inteligente porque só tira 10.

Mas também tem aquela no sentido de você ser bom em algo, tipo música as pessoas consideram um talento.

As vezes o modo que as pessoas lidam com a situação também pode ser considerado inteligente." Jesiele Oliveira, 20 anos.

"Uma característica que faz com que as pessoas tenham a mente aberta, que sabem fazer muitas coisas." Leonardo Costa, 21 anos.

"É ter facilidade de aprender algo e ter bastante conhecimento sobre algum assunto." Juliana Correia, 19 anos.

"A inteligência traduz-se num determinado nível de Q.I., sendo que cada indivíduo possui um nível específico. A inteligência constitui uma característica da personalidade, em certa medida hereditária, que está relacionado com a capacidade de desenvolver certas operações mentais, como o raciocínio, a abstração, a lógica, a resolução adequada de problemas, a seleção acertada perante diversas alternativas, entre outras. Neste seguimento, existem diferentes tipos de inteligência, incluindo, por exemplo, a inteligência emocional e afetiva, a inteligência motora e a inteligência operacional." Gabriela Joselene, 21 anos.

"A inteligência é uma característica nas pessoas que por vezes pode ser mais desenvolvida ou não daí termos matemáticos e trolhas." André Costa, 23 anos.

"Ser uma pessoa que saiba ter discernimento pra compreender qualquer situação e que saiba agir da forma correta." Júlia Martins, 22 anos.

"Pessoas que criam oportunidades. Que estão por dentro dos assuntos e se mantém informadas." Francisca Célia, 50 anos.

"Ter conhecimento sobre o assunto "x" te faz inteligente nessa área. São muitos tipos de inteligência." Ana Paula Mourão, 20 anos.

João Guilherme, 18 anos estudante de ciências sociais "Pra mim inteligência é o conhecimento e a habilidade em alguma área. Porque existem diversos tipos de inteligência".

FADEUP - Blog académico
Todos os direitos reservados 2020
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora